Licenciado pelo Crative Commons

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Liga da Justiça: A Primeira Missão Social

Por Daniel - Shazam

Muitas pessoas que acompanham o Projeto Social Liga da Justiça/BH, sabem que o grupo começou com uma brincadeira entre amigos que resolveram correr a Volta Internacional da Pampulha, vestidos de super-heróis. E, muitos sabem também que nossa primeira visita hospitalar foi em 2013, no Hospital Militar, e desde então nunca mais paramos.
Liga da Justiça: First Class

 Liga da Justiça: A Primeira Visita Hospitalar

Mas, poucos sabem qual foi realmente a primeira ação social da Liga da Justiça...

Em 2012, as corridas de rua em BH passavam por uma fase muito ruim (e acho que ainda passam). Grande parte das corridas realizadas na cidade não contavam com premiação por faixa etária, categoria PNE - portadores de necessidades especiais (pessoa com deficiência), além de atraso no pagamento das premiações, organizadores que não cumpriam sua parte no regulamento, percursos divulgados em cima da hora, etc.


Estes eram alguns dos problemas que nós, atletas, nos deparávamos nas corridas de rua em Belo Horizonte. 
Evento após evento, quase sempre, estes e outros fatos desagradáveis vinham trazendo desgaste em uma atividade que deveria ser prazerosa.

Mas quando isso acontece a quem recorrer? PROCON, DECON, FMA? Se não existe uma lei específica e um orgão fiscalizador, o atleta muitas vezes fica desamparado.

   
Chegando o ano eleitoral, resolvi colocar em prática uma ideia que tive após visitar o blog da Dra Maria Letícia Fagundes: elaboração de um projeto de regulamentação das corridas de BH (baseado no projeto dos atletas curitibanos) e lançar a petição referente a este projeto através da plataforma Avaaz: Regulamentação das corridas de rua em Belo Horizonte.
São poucas as corridas em BH que contam com a categoria pessoa com deficiência. Muitas não tem nem premiação por faixa etária.

Além de divulgar a petição virtualmente, a partir da Ecorrida de Revezamento, nossa equipe começou também a coletar assinaturas físicas para a petição do projeto de lei, nas corridas de rua em Belo Horizonte (saiba mais AQUI). Ao usar a imagem da Liga da Justiça, esperávamos apoio dos corredores para nos ajudar a mudar aquela triste realidade.
Uma foto tirada na Ecorrida foi até inspiração para criar o logo da Liga!



A equipe também assinou um plebiscito popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz e água.

Infelizmente, a petição não foi adiante. Muitos atletas ainda não concordam com a petição pelos mais diversos argumentos como "sou a favor do livre comércio", ou, "sou contra a profissionalização do esporte"...

De qualquer forma, não foi uma derrota. Apesar do grupo não encontrar apoio dentro da própria classe do qual estávamos defendendo, sendo às vezes até hostilizados pela mesma (isso se parece mais com X-Men do que Liga da Justiça), descobrimos que toda aquela energia para mudar as coisas, e vontade de fazer o certo, poderiam ser usadas em outro tipo de missão: arrecadação de doações para instituições que acolhem pessoas carentes e abandonadas, campanhas de doação de sangue, visitas hospitalares, entre outras atividades que realmente fazem a diferença.

Levando alegria às crianças nas corridas de rua. Por que não em hospitais, abrigos, creches, e orfanatos?...

Cheguei até a dar uma dica sobre as visitas hospitalares em uma matéria para o Globo Esporte (AQUI!), avisando sobre "as novas metas" a partir dali.

Sendo assim, a luta pelos direitos nas corridas de rua em BH, foi a nossa primeira missão social. Foi ultrapassar uma nova fronteira. E, tenho muito orgulho disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário